Vasectomia  

 

 

            Praticada há mais de um século, inicialmente para impedir complicações das cirurgias prostáticas e depois, erroneamente, com o objetivo de promover o rejuvenescimento sexual, a vasectomia é um dos métodos contraceptivos masculinos mais eficazes, simples, seguro e satisfatório. Consiste apenas na ligadura cirúrgica dos ductos deferentes, que são os condutores dos espermatozóides dos testículos até a uretra masculina. Sendo assim, quando ligados os ductos deferentes, os espermatozóides produzidos nos testículos são impedidos de fazer parte do esperma, que nos vasectomizados contém apenas secreções seminais e prostáticas, não tendo, portanto espermatozóides, ficando então impossibilitado de gerar filhos.

Ao contrário do que muitos pensam, a vasectomia não interfere em qualquer fator relacionado ao desempenho sexual, não causando portanto, perda do desejo sexual, impotência sexual, ausência de orgasmo ou ejaculação.

            O procedimento cirúrgico é simples, rápido, realizado com anestesia local, em sala de pequena cirurgia, com uma ou duas mínimas incisões de 1cm na bolsa escrotal, sendo seccionado e ressecado 1cm de cada ducto deferente e então ligados. Devido á simplicidade do procedimento, apenas analgésicos são necessários no pós-operatório, evitando os efeitos colaterais dos antibióticos e antiinflamatórios, permitindo um rápido restabelecimento do paciente e retorno do mesmo as suas atividades normais. 

            Após a vasectomia o paciente não fica imediatamente estéril, é necessária a eliminação dos espermatozóides que já passaram do ponto da ligadura realizada na cirurgia. Sendo assim é solicitado ao paciente que mantenha relações ou masturbações, mantendo o método anticoncepcional utilizado anteriormente até que se tenha certeza através do espermograma que o esperma está livre de espermatozóides.

            A vasectomia vem sendo realizada por um número cada vez maior de homens com vida afetiva resolvida, que inteligentemente fazem um planejamento familiar, tendo uma quantidade de filhos adequada a sua condição econômica, poupando suas parceiras do trauma de uma cirurgia que exige anestesia raquidiana ou peridural, invasão da cavidade abdominal, maior tempo de cirurgia e de internação.

           

 

Escolha um horário e marque sua consulta.
Marcar consulta