Doenças da próstata  

Conheça mais sobre a próstata e suas doenças

 

            Glândula fundamental do aparelho reprodutor masculino. A próstata tem função principal de produzir a secreção que participa do esperma, o líquido expelido pelos homens durante a ejaculação. A secreção prostática serve como transporte, alimento e proteção para os espermatozóides durante o seu percurso na vagina rumo à fertilização.

            Até os 9-10anos, a próstata é muito pequena. Porém, cresce na adolescência, quando os testículos começam a secretar testosterona, o hormônio masculino. Aos 20 anos, a glândula tem quase o mesmo tamanho e formato de uma castanha portuguesa e pesa em torno de 20 gramas.

            Situada logo abaixo da bexiga e em frente ao reto, a próstata fica em volta da uretra. Isto é, envolve o canal pelo qual a urina passa da bexiga para o exterior. Guardada as proporções, é como se a uretra fosse o tubo de um funil. Assim, certas alterações da próstata podem comprimir o tubo, causando dificuldades de urinar.

            A próstata é dividida em zonas e as suas enfermidades são igualmente divididas. Imagine uma maçã. A casca equivale à região periférica da glândula: onde nasce a maioria dos cânceres. O miolo, onde ficam os caroços, é a zona central: local onde mais freqüentemente ocorrem as prostatites. A parte maior, que é a polpa, equivale à região de transição: é onde surge a hiperplasia benigna da próstata.

            Sendo assim, as doenças mais comuns da próstata são:a hiperplasia benigna prostática, o câncer de próstata e as prostatites.

            A hiperplasia benigna da próstata é a doença prostática mais comum e nada tem haver com tumor maligno e nem se transforma em câncer. È apenas o crescimento benigno da próstata que ocorre a partir dos 35 anos e se intensifica após os 50 anos. Atingem tamanhos diversos, variando de homem para homem. Não se sabe ao certo a causa do seu crescimento. Sintomas comuns são: jato urinário mais fraco, o jato interrompe-se no meio e às vezes fica pingando no final, a micção demora mais para começar e é preciso fazer força para sair, há vontade freqüente de urinar e com urgência, o número de micções diárias aumenta, principalmente à noite.

            No Brasil descobrem-se a cada ano 35.230 novos casos de câncer de próstata e 8.230 óbitos ocorrem devido ao mesmo. Sendo nos Estados Unidos o segundo tumor mais freqüente em homens. Noventa e cinco por cento estão localizados na “casca da maçã”, em conseqüência, no início não apertam a uretra e não causam sintomas. Quando os sintomas se manifestam, o diagnóstico já pode ser tardio e a doença já pode ter crescido e ter se espalhado pelo corpo. Daí a necessidade do exame anual com urologista para todos os homens acima de 50 anos e para aqueles acima dos 40 anos com história familiar de câncer de próstata. Este câncer tem cura, desde que descoberto cedo.

            A terceira doença mais comum da próstata é a prostatite. Consistindo em um processo inflamatório da mesma, podendo ou não ser infeccioso. Seus sintomas são similares aos da hiperplasia benigna prostática, porém o tratamento é diferente.

            Os maiores problemas no diagnóstico das doenças da próstata são a falta de informações e medo do exame da próstata que nada tem de doloroso e pode salvar sua vida. Vença o tabu do exame da próstata, faça um gesto de amor consigo, vá ao seu urologista.

Dr. Cristiano Drumond Moreira Guarapari – ES.

Escolha um horário e marque sua consulta.
Marcar consulta